terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sob um transito de Plutão



Há  tempos atrás andei recebendo um email sobre o importância da amizade entre mulheres e como isso tinha influência positiva sobre a saude. O texto dizia que diante de uma tensão nervosa extrema, o corpo humano reage produzindo hormonios que podem conduzir à briga ou à fuga o mais rápido possível. Parece que, diferentemente dos homens,  parte da reação das mulheres diante do stress é produzir o hormônio ocitocina que as fazem sentir necessidade de proteger seus filhos e se agruparem com outras mulheres. E quando isso ocorre, produzem mais ocitocina, diminuindo assim o stress severo e produzindo um efeito calmante.
Achei o máximo e andei repassando para todas minhas amigas. No entanto, uma coisa é esse conhecimento intelectual de um fato e outra bem diferente é quando vocë VIVE a experiência, introjeta aquilo de tal forma, que passa  a fazer parte do seu patrimônio vivencial.
Durante um trânsito de Plutão sobre minha Lua, passei por momentos de muita tensão, inquietude e conturbação emocional. Stress, enfim. Como todo trânsito é um processo com suas fases e ciclos, após meses de sofrimento, quando todas as emoções possíveis vieram à tona e o caos tomou conta de minha rotina, senti um impulso irresistivel de procurar amigas que há anos não via, de frequentar grupos que inevitavelmente só eram formados por mulheres. E cada vez que voltava para casa, acompanhava-me um sentimento de alegria, contentamento. Mesmo que não tivesse sido tão interessante o encontro, tinha a impressão de ter sido nutrida pela energia das mulheres. (não, gente, não me tornei gay!)Comecei a perceber que nós mulheres somos capazes de falar sobre nossos sentimentos, sem que isso descambe para o terreno da fofoca. Há uma familiaridade e cumplicidade incrível entre as amigas e eu estava redescobrindo isso enquanto Plutão atormentava minha Lua canceriana. Estava reencontrando o poder e a força(Plutão) do feminino (Lua), através dessa retroalimentação entre nós, mulheres. Dizem que “as amigas ajudam a preencher vazios emocionais de nossas relações maritais e nos ajudam a recordar quem realmente somos.”
Creio que foi isso que acabei constatando através da experienciação genuina.  Como a Lua simboliza a mulher, a energia feminina, quando Plutão estimulou essa área da experiência foi possível, através dor e da transformação, reencontrar –me com meu lado receptivo e intuitivo.  A Lua é dona de nossas emoções mais profundas e de nossa capacidade de sonhar. Uma de suas  qualidades fundamentais  é a capacidade de estabelecer contatos que geram intimidade, isolando o perigo lá fora. Por exemplo, o útero, o lar, a familia…e eu acrescentaria o grupo de mulheres genuinas e cúmplices, que quando se reunem, criam um círculo protetor, criam uma atmosfera de intimidade e afeto que opera como uma verdadeira válvula de segurança a nivel inconsciente, protegendo-nos das ameaças à nossa integridade psíquica.
Enquanto os trânsitos dos planetas exteriores nos incitam à mudança, eles também oferecem a inigualável oportunidade de  reencontro com as qualidades mais nobres do planeta afetado. Claro que isso muitas vezes só é possivel depois de incomodar-nos muito, a ponto de nos tirar da zona de conforto em direção à transformação e crescimento necessários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah, este Plutao é mesmo poderoso e insiste em nao repetir o giro dos outros atros celestes. Estou com ele na 1a casa e ...tenho tido desafios profundissimos e de dificil superação.Haja tranformação!

Bjos, walkiria

Anônimo disse...

To passando por uma quadratura de plutão com a lua(tenho lua em áries),além de plutão estar agora transitando pela 12ª casa.Desde quando plutão começou a ativar essa quadratura com minha lua em 2010 estou muito desorientado,porém desde o ano passado perdi praticamente por completo meu controle emocional,o resultado disso é uma forte depressão que felizmente começarei a tratar depois de amanhã,e agora o trânsito de plutão está no ápice,está totalmente exato e minha vida está um Deus nos acuda!

Espero passar logo por essa crise renovado e limpo de minhas tensões!