terça-feira, 24 de agosto de 2010

PREVISÕES ASTROLÓGICAS

            Uma das perguntas que as pessoas me fazem quando digo que sou astróloga é: _’E então, quais são as previsões para este ano/pro Brasil/ pro meu signo?’ É constrangedor ter que explicar toda vez que eu não faço esse tipo de trabalho, que minha linha é mais para o auto-conhecimento, etc.
Se  fizesse previsões desse tipo, com certeza teria muitos clientes, todos ávidos por saber o futuro, e estaria ganhando muito dinheiro! Pensar sobre o tema me remete a um evento que ocorreu este ano, quando até um polvo fazia prognósticos que, nesse caso, foram mais acertados que os de qualquer astrologo, vidente, tarólogo e assim por diante.
A copa do mundo deixou-nos momentaneamente hipnotizados por um mês, a midia não falava sobre outro assunto e como não podia faltar, varios profissionais apareceram na TV, nos jornais e na internet dando seus palpites sobre os jogos e os vencedores. É aqui onde cabe algum esclarecimento. A esse tipo de previsão, eu chamaria de profecia. No Aurelio, a definição de profecia é: predição do futuro feita por um profeta, oráculo, vaticínio, presságio. Hipótese, suposição , conjetura.
E quando buscamos por previsão, está escrito: ato ou efeito de prever, antevisão, presciência. Estudo ou exame feito com antecedencia. Cautela, prevenção.
Quando queremos saber quem vai ganhar a copa ou a presidência da república, estamos atrás de uma profecia, uma adivinhação. Que, estatisticamente, tem cinquenta por cento de possibilidade de acerto!
Agora, se alguem está em crise, inseguro quanto ao futuro, sem saber como lidar com as desafios que se apresentam, então aí é onde o trabalho do astrológo pode ser de extrema valia. Nesse caso, fazer previsões baseia-se num estudo prévio das energias que estão em jogo, não para dizer ao cliente o que deve ou não fazer ( exceção, talvez, da astrologia eletiva ou horária), mas para orienta-lo sobre como lidar com o tipo de energia que está por vir. Sabemos qual é essa energia, mas não sabemos como ela vai se manifestar. Se soubessemos exatamente como, seriamos ótimos videntes, profetas e estaríamos com a agenda repleta até o ano 2015, provavelmente!
Não podemos afirmar que um divorcio está a vista, deixando o cliente sem escolha, mas podemos mostrar-lhe que, se não houver uma mudança significativa numa relação deteriorada, provavelmente haverá uma ruptura drástica, porque aproxima-se um momento de mudança e renovação. É uma lei básica da vida: se não fizermos nossa parte, a vida fará por nós, quase sempre através da dor. Ter o estudo astrológico como aliado, implica alguma escolha ou pelo menos algum grau de consciência que nos permite transitar pelas crises ganhando maturidade e poder de decisão. Diferentemente, quando alguém nos profecia que está por vir um divórcio, deixa-nos vítimas do destino, marionetes dos planetas que, inexoráveis, determinam nossa sorte.

Um comentário:

Luiz Cito disse...

MUITO OPORTUNA ESSA FALA!
OS TRABALHOS SÉRIOS TÊM FICADO RELEGADOS A UMA MINORIA MAIS BEM INFORMADA, DEVIDO À ATITUDES INESCRUPULOSAS DE "PROFISSIONAIS" PROFETAS DA ILUSÃO!
PARABÉNS POR SUA POSTURA.
LFGP