quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A LUA DE CADA UM

        Lua cheia no céu. Equinócio de Primavera. A noite com seu brilho prateado inspira-me a escrever sem censura...
       A astrologia é fantástica. Traz consigo a possibilidade de adquirir um conhecimento sobre nós mesmos que nem anos a fio de psicoterapia é capaz. Se fixarmos a atenção em um único planeta do nosso Mapa Astral, quantos mistérios é possível desvendar !
      Olhando a Lua Cheia, ponho-me a pensar sobre a posição da Lua e sua relação com os outros planetas no Mapa Astral de cada um. Quanta coisa nos revela sobre a infância, a relação com a mãe, os hábitos, as reações emocionais... Basta observar como reagimos diante de acontecimentos que superam o limite de nossa segurança emocional. Cada um de nós reage de um jeito, mas em geral, há uma retração quase instantânea em busca do mais conhecido e familiar, tratando de obter um refúgio nas memórias da infância, na crença de que assim, estaremos protegidos. Vamos aos exemplos?
     Que tal uma lua em câncer, que ao enfrentar o desconhecido, assusta-se como um caranguejo e volta pra sua casinha, negando-se a sair dela na convicção de que só o fato de esconder-se em casa irá resolver seus problemas. Ou uma lua em Sagitário, acostumada a dispor de liberdade e abundância e que diante do obstáculo que a oprime, compra uma passagem para qualquer lugar que lhe permita tomar distancia para sentir-se livre e escamotear seus medos. Claro que os medos voltam a assombrá-la, mas sempre haverá um outro lugar exótico onde poderá continuar se escondendo.
     Lua em Gêmeos! Essa é interessante. A emoção bate em sua porta, ela responde lá de dentro do seu intelecto: “Por que? O que você quer? Me explica!” E corre para ler um livro que fale sobre a emoção que a aflige... Como pedir a essa Lua que responda emocionalmente ao estímulo, se sua reação primeira é falar, verbalizar, buscar explicações? Esse é o mecanismo que a acalma, a faz sentir segura e acolhida diante do desafio que se lhe apresenta.
     Quando a Lua dialoga com os outros planetas, nem sempre de forma amigável, cria desafios ainda maiores, tornando mais complexo seu mecanismo reativo e exigindo do sujeito um esforço adicional na busca de auto-integração.
     Encontrando a Lua num bate-boca com Urano, pode acontecer o clássico medo ao abandono. É como se esse contato pensasse: “alguma coisa vai acontecer. Justo agora que estou me envolvendo, você vai puxar meu tapete e me deixará sozinho.” Daí que se sinta constantemente assustado e ameaçado, com medo de que o abandonem. E então o que faz? Abandona primeiro, antes que o façam! Ai, Urano!... Imaginem vocês o drama: enquanto a Lua quer que a acolham e cuidem, quer a intimidade e carinho, Urano suplica por espaço para que possa respirar. Realmente, é uma situação bastante incomoda. Esse tipo de contato pode se manifestar de muitas diferentes formas, mas a idéia é basicamente essa.
     E o que dizer de um contato Lua-Saturno? Um colecionador de danos, diria um astrólogo famoso. Parece que exala o sentimento de que nunca teve o suficiente, e pior ainda, de que nunca vai conseguir o que necessita, e se consegue não será capaz de conservá-lo. Que buraco de carência, essa criança faminta. No entanto, ninguém percebe o drama, pois se esconde atrás de uma eficiência e controle invejáveis.
     Plutão não deixa por menos, quando aparece tensionando a frágil Lua. Medo de ser humilhado, destruído? “Ninguém terá poder emocional sobre mim! Não me mostro, e se posso, manipulo, exijo”. Quanta ferida emocional há por detrás desse controle, sempre se assegurando de que pode bater duro de volta, se for rejeitado ou humilhado.
     A Lua também tem seus talentos, em qualquer lugar que se encontre. Quando essa parte do nosso psiquismo integra-se com o restante do mapa, permite uma compreensão maior do nosso próprio mundo emocional. Integrada ao sistema, essa Lua já não rouba energia distorcendo as outras funções psíquicas. Quanta habilidade mostra a Lua geminiana quando consegue colocar em palavras suas emoções. Que capacidade para conectar-se com as necessidades emocionais do outro tem a Lua no signo de Câncer e como responde com sensibilidade à solicitação emocional de outra pessoa, criando um clima de acolhimento e satisfação.
     O que dizer da lua sagitariana, com sua vitalidade e confiança na vida, transmitindo otimismo e alegria, num campo de energia pleno de generosidade e confiança na expansão.
Mesmo os aspectos difíceis, que nos empurram a um aprendizado forçado, podem traduzir-se, ao longo dos anos, em recursos inestimáveis para a expressão de um Eu mais verdadeiro.
     Insisto: a Astrologia é realmente fantástica, concordam comigo? E esse luar entrando pela janela evoca uma cena deliciosamente bucólica de minha infância em Baturité...

4 comentários:

Virgínia Paula disse...

Betinha, finalmente desabrochastes!!!
Adorei o conteúdo do teu blog e vou anunciar o link para minhas amigas, para confirmar o que sempre falo sobre minha astróloga preferida.

Beijo enorme e parabéns!!

Virgínia

Luiz Cito disse...

Betinha
Vc já estava nos devendo esse blog há algum tempinho e posso afirmar, com convicção, que valeu a pena esperar o momento que os atros lhe reservaram!

Continue com este propósito ético e na forma natural como vc sempre conduz tudo que faz!

Beijão do Luiz

Anônimo disse...

"E o que dizer de um contato Lua-Saturno? Um colecionador de danos, diria um astrólogo famoso. Parece que exala o sentimento de que nunca teve o suficiente, e pior ainda, de que nunca vai conseguir o que necessita, e se consegue não será capaz de conservá-lo. Que buraco de carência, essa criança faminta. No entanto, ninguém percebe o drama, pois se esconde atrás de uma eficiência e controle invejáveis."
Nossa Betinha!!! Meu coração ficou igual a uma pitanga de tanta compaixão....Vc sabe de quem...

Seu blog está excelente. Parabéns!!!
Vou encaminhá-lo para meus amigos.
Beijos, Márcia.

Anônimo disse...

Betinha, alem da Argentina ter te presenteado 02 filhos lindos e queridos, tb facilitou sua des-coberta das verdades da Astrologia. Com isto um grupo enorme de pessoas, que ja venceram a etapa Cartesiana de interpretar a realidade, lucrou aderindo às verdades maiores que holisticamente esta ciencia apresenta. Agradeço por ter me iniciado nesses conhecimentos. Vejo que o severo Urano nao deixou por menos e te empurra para a socialização do que vc ja adquiriu. Gracias Uranus!
Bjos, walkiria