quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SATURNO E OS MECANISMOS DE DEFESA - parte I

Durante toda nossa existência lutamos em busca da totalidade. Um trabalho constante no sentido de nos tornar mais conscientes, mais completos. Porém, é um processo interminável porque, a maior parte do tempo, estamos em luta com nós mesmos. Nossas partes brigam entre si pela supremacia na psique, aflorando com isso conflitos aparentemente insolúveis. O inconsciente pressiona para transferir seu conteúdo para o nível da consciência, o que demanda um esforço considerável. Procura alcançar a luz do dia, mesmo que seja doloroso ou destrutivo para a segurança e estabilidade do indivíduo.
Se o inconsciente falha em seu propósito,as partes suprimidas podem aparecer em forma de defesas da personalidade, em forma de doenças ou em projeções em outros indivíduos. Parece simples, não? Basta saber que há algo em nós que tenta alcançar um equilíbrio que preserve nossa saúde, fazer as pazes com as partes não vividas e vivermos felizes para sempre!
Quando nascemos, nos deparamos com um padrão de energia que nos acompanhará pelo resto da vida. Esse padrão foi codificado, através da observação e da experiência ao longo dos tempos, como o mapa astrológico. Esse mapa reflete fielmente o estado cósmico no momento do nascimento do indivíduo. O campo vibracional que o mapa simboliza vai se manifestar, ao longo da vida do indivíduo, como características psíquicas, vínculos e acontecimentos que ele deverá viver.
Claro que não é suficiente conhecer esse estado cósmico para encontrarmos o equilíbrio e resolver nossos problemas com o mundo. Mas que ajuda muito, ajuda!
Pensemos em nossos mecanismos de defesa. Todos nós desenvolvemos defesas de alguma forma, como algo inerente à nossa natureza. Defesas, como diz Liz Greene, não são negativas, é a maneira de garantir a sobrevivência em qualquer nível. Porém há defesas que podem ser altamente destrutivas quando se tornam tão rígidas e fechadas que impossibilitam o diálogo.
O mestre das defesas é o planeta Saturno. Todos o temos em algum lugar no mapa. Descobrir como ele funciona e como lidamos com este tipo de energia pode ser uma experiência fascinante. É como tirar a máscara e descobrir que na realidade não precisávamos tanto dela para nos proteger e, mais ainda, a máscara impedia-nos de ver com clareza o caminho de realização e plenitude de potencial que se descortina à frente.

Nenhum comentário: